Notícias
Porque a nossa política é tão burra?
Partindo do princípio que a política é exercida por cidadãos escolhidos pela sociedade através do voto obrigatório, conforme o Artigo Primeiro, Parágrafo Único da Constituição Brasileira, que diz: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”, poderá ter-se a ideia de que a política é burra, porque nós somos burros, afinal, quem escolheu nossos representantes fomos nós mesmos.
Mas, como todo “bom” cidadão, sempre querendo levar vantagem em tudo, não querendo assumir nossas responsabilidades. Assim, você poderá dizer que eles não representam você ou que todos são ladrões, e que o Brasil não tem mais jeito, sempre tentando tirar o “seu da reta”, mas saiba que a razão de tanta picaretagem está mais perto de nós do que do Congresso, e que os únicos culpados, desta situação aborrecedora e preocupante, somos nós mesmos, afinal, só fazem conosco aquilo que deixamos. Se existe um culpado, este somos nós, e se existem vítimas, estas são os nossos políticos. Todos, sem exceção, vítimas de nossa ignorância, afinal, nós os credenciamos a falarem e agirem por nós, talvez por pura acomodação, ou porque aplicamos a LEI DE GERSON, mas quem sofre as consequências oriundas deste pequeno grande ato, somos nós mesmos, e pior, nossos filhos, nosso futuro.
Mas, na mesma proximidade da razão, está a solução também.
Um dos problemas é a memória curta dos eleitores.
Em 2014, 20% das pessoas que votaram já não se lembravam dos candidatos em que haviam votado um mês antes, e 70% tinham esquecido quais candidatos escolheram nas eleições de 2006. Mas afinal, NÃO TEMOS MEMÓRIA DE ELEFANTES, está explicado, não é verdade?
Isto é só um sintoma de um problema maior.
Também não estamos muito interessados nas escolhas feitas no condomínio, no bairro, na igreja, no trabalho, em nenhum outro espaço que faça parte de nossa vida. Na verdade, não estamos nem aí, com os problemas dos outros, nem com os nossos. Estamos fechados, em nosso individualismo, da mesma forma que os futuros eleitos. Não estarão nem aí para as soluções dos problemas de nossa sociedade, apenas com os deles.
Junto com o nosso voto os congressistas levam de brinde uma carta branca e podem fazer o que quiserem.
Mas fique tranquilo. A culpa não é só sua. A culpa é do sistema. Você o conhece? Deveria. Afinal, ele existe porque você o credencia e o alimenta, desde quando foi instituída nossa CONSTITUIÇÃO.
No momento que começar a conhecer este sistema perceberá que a solução está ao seu alcance, bem na palma de sua mão, bastando apenas o seu querer.
Então, você quer mudar sua cidade?
AME O BRASIL, VOTO CONSCIENTE! OPÇÃO INTELIGENTE!