Política X Politicalha

Precisamos refletir. Os maus se juntam e comentem todas as espécies de males. É tempo de unir os bons para a prática conjunta do bem. E na busca do bem coletivo a ferramenta universal é a política.

A política apresenta-se hoje como a arte de governar, de atuar na vida pública e gerir os assuntos de interesse comum. A política não se restringe à atividade desenvolvida no âmbito do Estado, mas faz parte de nossa vida, permeia todas as formas de relacionamento social: no trabalho, na escola, nas ruas, no lazer e até nas relações afetivas. Já há muito tempo a política se deteriorou e mostrou sua outra face à sociedade não conveniada, isto é, a sociedade civil.

Rui Barbosa em 1911 disse que a sã política é filha da moral e da razão.

Esta política até hoje não a conhecemos. Conhecemos sua prima, a vã política, que é filha da imoralidade, da corrupção, da mentira e do engano. Rui Barbosa em 1911 já conhecia esta política e a chamava de politicalha, isto é, política de canalhas, e disse: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, e chega a ter vergonha de ser honesto”.

Política e Politicalha não se confundem, nem se parecem. Não se relacionam uma com a outra, antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente.

A política é arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas ou tradições respeitáveis, constituindo uma função ou conjunto das funções do organismo nacional. É o exercício normal das forças de uma nação consciente ou senhora de si mesmo.

A politicalha é a indústria de explorar o Estado, a benefício de interesses pessoais. É o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pelas contaminações de parasitas implacáveis.

A política é a higiene dos países moralmente sadios, a politicalha é a malária dos povos de moralidade estragada.

Qual a que você quer exercer?

AME O BRASIL. VOTO CONSCIENTE, OPÇÃO INTELIGENTE.