Conselho Comunitário AME

Há muito as instituições comunitárias perderam o motivo de sua existência. A grande maioria, para não dizer todas, está cooptada pelo legislativo ou executivo, partidarizadas pelas siglas partidárias e dividas entre si. Mas a sua falência como "movimento” deu-se por vinculação aos momentos eleitorais, o que condenou a sua continuidade. 

As lideranças deixaram de cumprir o seu papel de defesa da comunidade local, como fiéis escudeiros em defesa das mazelas, e infelizmente, passaram a agir como verdadeiros JUDAS do século XXI, “vendendo” literalmente a “massa de manobra” local, em troca de cargos no legislativo ou executivo, salário temporário e até por conversa fiada ou promessa futura.

Em 2019 o quadro do Movimento Comunitário no Brasil, e em especial no Estado do Rio de Janeiro, é caótico e decadente. A quase desintegração da CONAM, Confederação das Associações de Moradores do Brasil, a falta de consolidação de atividades da CMP, Central dos Movimentos Populares, o fechamento da FAMERJ, Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro e a luta interna pelo domínio da FAFERJ, Federação das Favelas do Estado do Rio de Janeiro, foram estas a prova da falta de resistência da luta. 

Em outros movimentos não citados, prevalecem os "modelos assembleístas infindáveis". E contamos ainda com planos sectários de afirmar  a divisão imposta pelo Capitalismo entre moradores do asfalto e favelas. Dai o surgimento de movimentos FAVELISTAS e Associações de Moradores de Prédios e condomínios. Pura alusão do acirramento das lutas sociais. 

O Conselho Comunitário AME, não acredita em nenhum destes modelos falidos ou em moda. A divisão geográfica de nossas Cidades Brasileiras em Bairros ou Distritos é onde todos nós vivemos. Não acreditamos em Associações de Moradores e Amigos. 

Acreditamos que todos que vivem ou passam mais tempo no bairro. São quem conhecem a sua realidade cotidiana. Não acreditamos gente da favela separada de gente do asfalto, pelo simples fato de  que TODOS SOMOS GENTE. A violência atinge a todos. A falta de atendimento na saúde atinge a todos. O mau atendimento dos serviços de transporte ATINGE A TODA A GENTE. 

Para nós, moradores, trabalhadores e estudantes que passamos maior parte do tempo ou parte dele no Bairro é que precisamos ser escutados.

A Participação Popular e Direta deve ser organizada e objetiva.

O Conselho Comunitário AME nasce com a missão de tornar-se um elo entre os moradores de qualquer bairro com os poderes LEGISLATIVO e EXECUTIVO, lutando para as melhores práticas de políticas públicas inerentes a toda sociedade organizada, bem como apresentar seus melhores representantes para participarem do processo político partidários, cumprindo-se desta forma, a máxima de que TODO PODER EMANA DO POVO: do povo, para o povo e pelo povo.

Dialogaremos com toda a Sociedade, exceto com organizações que afrontem a Constituição Brasileira, que sejam contrarias ao Estado de Direito Democrática e que promovam a finalidade exclusivamente comercial. Questionaremos as Intervenções Governamentais e Privadas no Espaço Público. Dialogaremos com a Câmara de Vereadores,  com Gabinete do Prefeito, com delegacia local, com os postos de saúde, Igrejas e templos diversos, Sindicatos e Poder Judiciário. Acompanharemos as audiências e consulta publica "EXIGINDO QUE SEJAM EM ESPECIAL DIRECIONADAS A POPULACAO LOCAL DAS OBRAS OU ATIVIDADES DOS GOVERNOS". 
Defender e lutar, dentro da legalidade, contra os problemas do dia a dia. Estas serão a base da linha de atuação do Conselho Comunitário AME.

Faça sua parte, participe desta organização em defesa dos direitos constitucionais de todo e qualquer cidadão.

Quando você participa tudo fica mais fácil.

Maiores informações: ameoriocpi@gmail.com ou ZAP 24 98172-9090